Rabo de raposa (Ceratophyllum demersum)

 

Ceratophyllum demersum

Nome CientíficoCeratophyllum demersum – Linné — 1753

Família: Ceratophyllaceae

Origem: Cosmopolita

pH: 6 a 9 — Temperatura: 15°C – 24°C

Tamanho: Até 80 cm

Iluminação: Média a Alta

CO: Não necessário

Substrato: Simples

Crescimento: Rápido

Manutenção: Fácil

Plantio: Soltas no aquário

Características: Não possui raízes, sendo que na natureza fica solta ou emaranhada em galhos ou presas em outras plantas. Se quiser utiliza-la em um plantado, deve amarrar seus ramos em um pedra e solta-la no local desejado, sempre na parte posterior, pois seu crescimento é extremamente rápido. Ela tolera água salobra e dureza elevada. Caso note que ela esteja não esteja se adaptando ao seu aquário, retire-a imediatamente, pois em pouco tempo poderá soltar todas as suas folhas e desequilibrar o aquário com a decomposição das mesmas. Pode ser muito útil no combate a algas, principalmente no inicio da montagem, pois consegue absorver muito mais rápido os nutrientes presentes na água, deixando sobrar bem pouco para as alagas. Sua propagação é feita através corte do ramo.

Ceratophyllum demersum2

Ficha desenvolvida por: Milton Douglas
Colaboradores: – Rony Suzuki

 

Sobre Douglas 64 Artigos
Natural de Ferraz de Vasconcelos, casado, formado em administração de empresas, aquarista desde 2008, fanático por aquários plantados e aquapaisagismo, participante de duas versões do CBAP com colocações sem muita expressão, ainda aprendiz de aquapaisagismo e apaixonado por Acará Bandeira.

12 Comentário

  1. Boa tarde! O artigo diz que caso ela não se adapte devemos tirar mas e depois? Comprei uma muda ontem, coloquei no aquário de noite deixando ela flutuar. Hoje pela manhã ela estava ok mas ao acender as luzes TODAS as folhas caíram ficando completamente pelada. Meu aquário está cilcado há algum tempo, ph 7.4, tenho lebistes, duas ampularias e várias outras plantas que estão crescendo muito bem. Faço fertilização uma vez por semana. O que será que aconteceu e como poderei resolver (ou será que nunca poderei ter uma dessas em meu aquário??)?. Obrigado!

     
    • Meu amigo, aconteceu o mesmo comigo. Pus no aquário direitinho, com outras plantas bem mais exigentes, fertilização macro e micro, CO2, ph 7, tudo certinho. Na primeira semana foi bem, cresceu rápido, tive até que podar. Na segunda semana, percebi que começou a ficar amarelada e soltar alguns ramos. Quando fui retirar do aquário, se desfez toda, desintegrou! Fiquei quase duas horas com a rede tentando retirar o excesso de folhas extremamente finas que grudavam nas outras plantas. Baita trampo!!! NUNCA MAIS!!! Tenho Higrofila Rosanervig, Ludwiga Palustris, Samambaia, Limnophila, Valiseria, Musgo de Java e todas estão lá. A bendita Rapo de Raposa foi a única que se foi. A que eu menos esperava ter problema. Pior é que era minha planta principal de fundo. Agora vou de Elódea no fundo. Essa eu sei que é praga mesmo e acho que não vou ter problema…rs.

       
    • Eai amigo, então a minha tbm aconteceu isso, so uqe eu estava colocando carbono liquino no aqaurio, e elas são fracas para carbono, caiu todas as folhas, elas são bem sensiveis e a cabomba tbm, no meu caso foi isso,carbono liquido.

       
    • Em minhas experiências notei que ela é bem sensível a bactericida, fungicidas… (remédios para px), qdo apliquei esse medicamento elas perderam os raminhos. As minhas não se adaptaram no fundo. Já na superfície cresceram bastante!

       
  2. Essa plantinha muitas vezes se desintegra pois prefere aguas mais frias, assim como foi especificado aqui no artigo, eu tenho maços gigantes dela aqui em casa em um tanque externo com ampularias e um tricogaster com sol indireto batendo, sem termostato e a agua ta sempre em torno de 24 graus e ph 7.2, ja tentei em um aquario de agua acida e temperatura alta, ela se desintegra mesmo, não tenho certeza se o ph influi muito mas aqui ela deu certo em neutro/levemente alcalino, e sem injeçao de co2 nem fertilizantes, acho que aqui os animais ja fazem essa parte.

     
  3. Tenho praticamente uma pequena “floresta” delas num aquário e não soltaram nenhuma folha sequer e aliás estão crescendo super rápido. Elas são EXTREMAMENTE sensíveis a temperatura, conseguem viver em águas de no máximo 26°C mas já podem soltar algumas folhas. Meu aquário fica entorno de 19°C e estão todas verdes e lindas.

     
    • Comprei dois galhos dela e coloquei no aquário junto com várias outras plantas. Tenho adicionado carbono a casa dois dias. Ela cresce feito capim depois da chuva e não cai uma folha sequer. Está linda sem eu fazer nenhuma força. No meu aquário tenho platis, betas, mato grossos, cascudo e ampularias. Todos bem entrosados.

       

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*