Cascudo – Panaqolus sp. (L397)

Panaqolus sp. (L397)

Nome Popular: Cascudo, L397

Ordem: Siluriformes — Família: Loricariidae (Loricarídeos)

Distribuição: América do Sul, bacia Amazônica

Tamanho Adulto: 14 cm

Expectativa de Vida:  desconhecido

pH: 6.0 a 7.5 — Dureza: —

Temperatura: 24°C a 29°C

Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L) — Desejável presença de inúmeras raízes e rochas pelo aquário, uma vez que a espécie passa a maior parte de seu tempo aderido a eles. Plantas serão mordiscadas ou devoradas.

Comportamento: Pacífico com outras espécies e um pouco territorial com membros da mesma espécie.

Compatibilidade: Pode ser mantido em aquário comunitário com peixes pacíficos.

Alimentação: Este gênero se alimenta de madeira, mantenha preferencialmente vários tipos de troncos e raízes para que ele possa mastigar. Além da madeira, recomenda-se uma dieta essencialmente herbívora com alimentos preparados, como rações vegetais e legumes frescos como abobrinha, batata ou batata-doce (inhame).

Reprodução: Ovíparo. Os ovos são colocados em superfícies verticais abertas, como vegetação ou rochas submersas, em uma única camada que são guardados pelo macho.

Dimorfismo Sexual: Como todos os membros do gênero, os machos desenvolvem odontódeos interoperculares alongados durante a época de reprodução. Os machos desenvolvem dentículos (espinhos) ​​ao longo do dorso (parte de trás do corpo) também. Além disso, as fêmeas adultas têm corpos visivelmente mais largos entre as nadadeiras peitorais e pélvicas quando vistas de cima, em comparação com os machos.

Biótopo: —

Etimologia: Panaqolus, derivado do termo indígena Panaque, no sentido de que os membros deste gênero são menores comparados com o gênero Panaque.

Sinônimos: não possui;

Informações adicionais: Sua distribuição é tida como Alenquer, no estado do Pará no Brasil.

As diferenças entre os gêneros Panaqolus Panaque é que este último possui uma boca de forma oval e as mandíbulas possuem dentes espatulados muito grandes com uma única cúspide e Panaqolus tem um pequeno número de dentes espatulados.

Referências:

  1. Planetcatfish
  2. Scocat.com

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Junho/2018
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 594 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*