Espécie de peixe diferencia rostos de amigos e de predadores

Os animais desenvolveram a habilidade com o objetivo de identificar inimigos naturais

 

Pesquisadores da Universidade de Osaka City, no Japão, descobriram que uma espécie de peixe do leste africano é capaz de reconhecer rostos. De acordo com os cientistas, os animais desenvolveram a habilidade diante da necessidade de identificar predadores.

Foto de Enrico Richter (c)

O Julidochromis transcriptus, vive em um habitat rodeado por folhagens e pedras, o que torna sua visão limitada. Por isso, os cientistas acreditam que o peixe aprendeu a reconhecer apenas o rosto daqueles que se aproximam dele.

Os biólogos separaram oito espécimes adultos em um tanque e projetaram no ambiente modelos digitais de faces familiares e não familiares ao animais. Os peixes reagiram de forma nitidamente defensiva em relação às caras desconhecidas.

Para os especialistas, a descoberta é impressionante não tanto devido à habilidade de reconhecimento do peixe, mas sim ao fato do cérebro classificar cada indivíduo entre conhecido e desconhecido. A ideia de que um animal é mais inteligente do que outro, portanto, não é apenas errada como injusta.

Fonte: Revista Galileu

Publicado em Abril/2019

Sobre Edson Rechi 768 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*