Betta (Betta splendens)

 

Betta-splendens

Classificação

Classe: Actinopterygii • Ordem: Anabantiformes • Família: Osphronemidae

Nome binomial: Betta splendens (Regan, 1910)

Sinônimos: Nenhum

Grupo Aquário: Labirintídeos

Nomes comuns

Betta, Peixe de Briga. Inglês: Siamese fighting fish

Distribuição & habitat

Ásia; Bacia Mekong. Camboja, Laos, Tailândia e Vietnã, introduzido em diversos países, incluindo o Brasil.

Encontrado em várzeas, canais, arrozais e rios médios.

Betta-splendens-map
Mapa por Discover Life

Ambiente & parâmetros da água

Bentopelágico; água doce • pH: 6.6 – 7.4 • Dureza: 5 – 19 • Clima: tropical; 22°C – 30°C

Tamanho adulto

8 cm (comum: 6 cm) • Estimativa de vida de 3 anos.

Manutenção em aquário

Aquário com dimensões mínimas de 40 cm X 30 cm X 30 cm (36 litros) requerido. Aquário deverá possuir plantas altas ou adornos que alcancem a superfície, uma vez que passa a maior parte de seu tempo repousando próximo a superfície.

Espécie extremamente agressiva com machos da mesma espécie, porém, pacífico frente a outras espécies de peixes. Poderá ser mantido sozinho ou aquário comunitário, desde que este último não contenha peixes rápidos, agressivos ou com hábitos mordiscadores.

Alimentação

Carnívoro (essencialmente insetívoro), em seu ambiente natural alimenta-se de mosquitos, larvas de insetos e zooplâncton. Em cativeiro aceitará alimentos secos e vivos. Não alimentá-los excessivamente, são extremamente propensos a obesidade e evite fornecer rações de má qualidade, especificamente as de “bolinhas”, podendo causar doenças digestórias no peixe.

Reprodução e dimorfismo sexual

Betta-splendens-rep
Ritual de reprodução com macho envolvendo o corpo da fêmea, forçando para que esta libere os ovos. Notar o ninho de bolhas na parte superior, onde os ovos serão condicionados.

Ovíparo. Maturidade sexual ocorre em 6 meses. Estabelece ovos em ninhos na superfície da água. Macho irá construir ninho de bolhas próximo a superfície e cortejará a fêmea, sob pressão, ela irá liberar os ovos que cairão no substrato, quando o macho irá fertilizar e coletará a maior parte colocando junto ao ninho de bolhas. pai cuida da progênie durante uma a duas semanas, podendo comer as larvas após este período.

Em sua variedade doméstica, os machos apresentam nadadeiras mais desenvolvidas (longas), principalmente a caudal.

Galeria de imagens

Betta-splendens2Betta-splendens5

Betta-splendens3 Betta-splendens4

Descrição

Popularmente conhecido como peixe de briga, devido a agressividade predominantemente entre machos da espécie, porém é sociável com outras espécies de peixes. Em sua forma selvagem apresentam coloração discreta (cor acastanhada), com tons de vermelho e azul nas nadadeiras, e são menos agressivos que suas formas domésticas.

Esta espécie pode respirar ar atmosférico, graças a órgãos chamado de labirinto. Este órgão é formado por uma modificação no primeiro arco branquial, altamente vascularizado e ricamente irrigado por vasos sanguíneos, que faz com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. A estrutura do órgão varia de complexidade entre as espécies , tendendo a ser mais desenvolvido em espécimes que habitam ambiente privado de oxigênio.

Por este motivo, os Bettas podem viver em águas pobres em oxigênio, mas não poluídas. É uma espécie considerada vulnerável devido a ameaça de degradação de seu habitat, onde a maior parte normalmente é convertido em terras agrícolas.

Bastante popular no aquarismo, sua forma doméstica á bastante diferente da selvagem, obtido através de seleção artificial. Bettas domesticados apresentam longas nadadeiras e corpo colorido, enquanto selvagens apresentam nadadeiras curtas e são maiores, além de mais agressivos. Devido esta agressividade, são bastante utilizados em torneios de luta, comum no sudeste asiático.

Sua anatomia e cores são bastante variadas e diversas, onde a maior parte dos criadores utilizam nomes em inglês para denominar novas variedades da espécie. Devido a mudanças, principalmente em sua nadadeira caudal, são comumente denominados com diversos nomes.

Por ser uma espécie resistente, comumente são mantidos em pequenos recipientes denominados beteiras. Deve-se evitar e desencorajar esta pratica e incentivar sua criação em aquários maiores e mais espaçosos.

Machos são extremamente agressivos entre si, o mesmo ocorre com fêmeas, quando inseridas em pequenos espaços e poucos refúgios, onde normalmente a maior irá assumir o papel de dominante agredindo as demais.

Pode-se mantê-lo em aquário comunitário, evitando a presença de peixes de natação muito rápida ou com hábitos de mordiscar outros peixes. Presença de plantas que atingem a superfície do aquário desejável, uma vez que passará a maior parte do tempo repousando sob as folhas ou qualquer outro adorno adicionado para este propósito.

Referências

  1. Rainboth, W.J., 1996. Fishes of the Cambodian Mekong. FAO Species Identification Field Guide for Fishery Purposes. FAO, Rome, 265 p.
  2. Schliewen, U.K., 1992. Aquarium fish. Barron’s Education Series, Incorporated. 159 p.
  3. Santos, E., 1981. Peixes da Água doce (Vida e costumes dos peixes do Brasil). Belo Horizonte, Brasil, Editora Itatiaia Limitada.267.
  4. Nomura, H., 1984. Nomes científicos dos peixes e seus correspondentes nomes vulgares. In H. Nomura (ed.). Dicionário dos peixes do Brasil. Editerra, Brasília, Brasil: 27-63.
  5. Welcomme, R.L., 1988. International introductions of inland aquatic species. FAO Fish. Tech. Pap. 294. 318 p.
  6. Vidthayanon, C. 2011. Betta splendens. In: IUCN 2012. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2012.2. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 02 February 2013.
  7. Criação, manejo e reprodução do peixe Betta splendens (Regan 1910) – Paulo M.C. Faria, Daniel V. Crepaldi, Edgar de A. Teixeira, Lincoln P. Ribeiro, Alexandre Benvindo de Souza, Daniel C. Carvalho, Daniela Chemim de Melo, Eloísa de O.S. Saliba

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Março/2014
Colaboradores (collaboration): –

Sobre Edson Rechi 848 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

68 Comentário

  1. Tenho um Betta macho a pouco tempo, me preocupei em montar um aquário ideal pra ele… O vendedor me disse para dar apenas 1 bolinha de ração de manhã e 1 a tarde, ele é muito ativo, mas pesquisando, achei isso pouco. Tentei aumentar gradualmente a alimentação, só que já no primeiro dia, com 1 bolinha a+, meu peixinho reagiu mal, ficava comendo e “cuspindo” ela, tentei insistir por mais uns dias e ele ficou com o intestino preso… Precisei tratar e voltei para as 2 bolinhas diárias. Porém, tenho medo disso não ser suficiente pra manter ele saudável. O que fazer?

     
  2. Estou com um vaso de 15 litros onde plantei duas flores de Lotus. Por conta das plantas já tenho que fazer TPA uma vez por semana, mas estou preocupado com mosquitos. Será que posso colocar uma betta fêmea para ficar nessa vaso/aquário? Minha preocupação maior é que o solo para a Lotus é um solo argiloso e a água ficou bem turva. Além da Lotus também coloquei 2 ou 3 alfaces d’água para ajudar a controlar a amônia, caso eu vá mesmo colocar a Betta. Outra observação é que eu uso a água de um lago ornamental que tenho no jardim (lago com Kinguios, carpas e cascudos), então a água já é uma água “ciclada”. Se a Betta não suportar a água turva, você sabe me dizer se tem algum outro peixe pequeno que suporte essas condições? (Claro que com respiração atmosférica). Obrigado

     
  3. Edson tenho um aquário com 80X30X50 CxLxA com rochas plantas artificias com 30 peixes de pote pequeno entre eles bótias, lábeos frenatus, coridoras, bala shark, pangacius, cinodontes, barbos e outros daria pra coloca dois bettas machos e três fêmeas?
    os pârametros do aquário todos normais tenho uma boa filtragem e as aguas são calmas

     
  4. Tenho um aquário 25 litros com um betta macho, faço tpa 1x por mês. Recomendaria alguma espécie de peixe que não aumentasse a manutenção do aquário?

     
  5. possuo um aqua comunitario de 66 litros com 10 neons , 5 corydoras e 5 otocinclus , posso por um betta macho ? ph 6.8 , temp 26 graus , dureza mole , substrato terracota , possui plantas low tech , pedras e um tronco . sera que da certo ? se o betta nao puder posso por uma colisa azul ?

     
  6. Posso colocar um Betta Plakat em um aquário comunitário de 160 litros com muitas plantas e tocas com 2 True Flying Fox, 1 labeo albino, 3 synodontis petricola, 7 molinésias lira, 3 platis, 10 camarões neocaridina? Obrigado

     
  7. Acompanho seu site, tem me ajudado muito.
    Estou pensando em montar um aquário de 20l com um betta macho e neons.
    Acha que teria alguma contra indicação?

     
  8. Bom dia, tenho um Betta que adquiri há uns meses. De início ele era todo branco e agora mudou de cor para tonalidade preta. Mas o que me preocupa é uma mancha amarelada que lhe apareceu na cabeça, e também a boca ficou muito vermelha. Será doença?

     
  9. Amigo, bom dia. Muito obrigado por fazer essa ficha técnica para nós, aprendi muito!

    Tenho um aquario de 130L com 6 Corydoras, 10 molinesias, 10 Platy e 2 colisa. Você acha que consigo por um casal de betta? Muito obrigado a você!

     
  10. Tenho um Bettas que estava em um aquário pequeno de cerca de 12 lts, decidi o colocar em um aquário de 200 lts ( sem outros peixes, somente ele e várias plantas), agora ele não come mais, não sei se ele não está vendo a comida ou o que está acontecendo, ele sempre comeu super bem, 8 bolinhas de manhã e 8 durante a noite…o que eu posso fazer? Retorno ele no aquário antigo de novo?

     
    • Pode ser vários fatores… fluxo forte do filtro causando turbulência na água, parâmetros diferentes do exigido pelo peixe ou está se adaptando ao novo ambiente. Neste último caso é normal não se alimentar até estar habituado.

       
  11. tenho um aquário 30x30x30 com sump traseiro, com bomba Xtpump 360 l/hr. Área útil do aquário tem 27 litros mais 7 litros do sump. Está ciclando a quase 1 semana.
    Quantas bettas fêmea posso colocar?
    Uma outra alternativa que estou pensando seria lebistes machos.

     
  12. Olá Edson,ótimo post como sempre.
    Tenho um aquário de 108L (80x30x45) com bastante plantas,rochas e 2 trocos para servir de abrigo.Nesse aquário tenho 3 bettas fêmeas e 7 corydoras. Seria possivel introduzir algum peixe de cardume?

     
  13. Olá, ótima ficha com informações muito úteis! Tenho uma dúvida, posso colocar algum peixe junto com o beta em um aquário de 18 litros?

     
  14. Edson tenho um Betta macho que tem por volta de 6 meses de vida, em janeiro ele adoeceu (barbatanas rasgadas) e eu fiz o tratamento dele com o bactericida e fungicida da atlantys durante 5 dias, após isso passei a trocar a água a cada 7 dias, fazendo a troca parcial, nos 15 dias seguintes ele demonstrou melhora, mas logo adoeceu novamente, refiz o tratamento e agora ele está com as nadadeiras esbranquiçadas… Não sei mais o que fazer 😔

     
  15. Bom dia, tô montando um aquário pra Betta macho de 12 litros, com filtro termostato iluminação, pretendo colocar plantas elodeas, gostaria de saber se é necessário substrato ou não

     

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*