
Nome Científico: Zacco platypus (Temminck & Schlegel, 1846)
Ordem: Cypriniformes — Família: Xenocyprididae
Nome popular: Peixe Dragão Japonês — Inglês: Freshwater minnow, Japanese dragonfish
Distribuição: Ásia, norte da China ao norte do Vietnã.
Etimologia: Zacco; Em alusão a espada Zacco do Imperador Leão, usada pelos saxões.
Sinônimos: Leuciscus minor, Leuciscus macropus, Leuciscus platypus
Descrição
São peixes de água fria encontrado em ambiente lótico, adultos preferem águas rasas com correnteza rápida e tendem a se esconder em fendas entre rochas devido a alta disponibilidade de alimento e baixa predação. Não gostam muito de águas profundas e estagnadas.
Devido a mudanças ambientais e poluição, sua população está diminuindo em muitos lugares.
Estudos mostraram que peixes que vivem em ambientes com maior predação apresentam menos atividade de natação espontânea e comportamentos de risco quando comparados a peixes de populações com baixa predação.
Comumente utilizados como isca para pesca esportiva de peixes maiores e amplamente capturados para consumo humano. Os machos são vendidos como peixes ornamentais devido à sua coloração vibrante.
- Tamanho Adulto: 23 cm (comum 13 cm)
- Expectativa de Vida: 5 anos
Distribuição e Habitat
Um dos peixes asiáticos com distribuição mais ampla, sendo encontrado principalmente na Coreia, Japão, Taiwan e na maior parte do sudeste da China.
Países: China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e Vietnã
Habitat: Nativo de córregos montanhosos. Adultos são comuns em riachos e rios com correnteza rápida.
- pH: 6.0 a 7.0
- Dureza: –
- Temperatura: 10°C a 24°C
Espécime macho em seu ambiente natural — Foto obtida em https://www.garnelio.de/
Criação em Aquário
Aquário de pelo menos 400 litros com comprimento mínimo de 150 cm e 60 cm de largura desejável. Apesar deste peixe não atingir tamanho considerável, deve-se manter em aquário espaçoso dado suas exigências de ser mantido em numeroso cardume e por serem bastante ativos.
Um substrato de cascalho ou areia com vegetação densa em alguns pontos é adequado, para que fêmeas ou machos submissos possam se refugiar. Rochas de todos tamanhos e tipos podem compor a decoração, simulando seu ambiente natural.
Comportamento e Compatibilidade: São pacíficos, porém machos tornam-se agressivos durante a época de acasalamento e podem dar cabeçadas, expulsar e agredir quaisquer organismos ameaçadores. Machos podem ser agressivos entre si pela disputa hierárquica do cardume ou por disputa por fêmeas.
São animais gregários, portanto, devem ser mantidos numeroso cardume para que se sintam confortáveis e possam exibir seu comportamento típico.
Alimentação
Onívoro. Naturalmente alimentam-se de zooplâncton, pequenos crustáceos, algas macroscópicas, pequenos peixes e detritos. Em aquário aceitará alimentos vivos e secos sem dificuldade.
Reprodução
Ovíparo. Normalmente se reproduzem na entre a primavera e verão. Os machos ficam com cores vibrantes na época de reprodução para atrair as fêmeas.
No início do ritual de acasalamento, vários machos perseguem uma única fêmea de cada vez, ocasionalmente exibindo suas nadadeiras dorsal e anal para ameaçar os competidores, além de nadarem agressivamente e lutarem entre si.
Depois de um tempo, as fêmeas descansam no fundo arenoso e o macho pressiona sua barriga para fazê-la inclinar o corpo com o ânus mais próximo do macho.
O macho então vibra o corpo e libera seu esperma, enquanto a fêmea espalha seus óvulos com a vibração. Machos subordinados frequentemente se juntam à desova para tentar fertilizar alguns dos óvulos.
Após a desova, tanto os machos quanto as fêmeas, cobrem seus ovos com areia vibrando suas nadadeiras anais e “escavando” a areia.
- Maturidade Sexual: Próximo de 10 a 12 meses
- Cuidado Parental: Não ocorre.
Dimorfismo Sexual: Machos são mais coloridos do que as fêmeas. Durante a época de reprodução, os machos do desenvolvem numerosos tubérculos nupciais pontiagudos e coloridos na cabeça, especialmente nas mandíbulas e nas nadadeiras.
Referências
- Man, S.H. and I.J. Hodgkiss, 1981. Hong Kong freshwater fishes. Urban Council, Wishing Printing Company, Hong Kong
- Nichols, J.T., 1943. The freshwater fishes of China. Natural history of Central Asia: Volume IX. The American Museum of Natural History, New York, USA
- Liu, F., W. Cao and J. Wang, 2014. Length-weight relationships of 77 fish species from the Chishui River, China. J. Appl. Ichthyol.
- Baek, S.-H., S.-H. Park and J.-H. Kim, 2020. Estimation of standard length-weight relationships of 10 freshwater fish in the South Korea for application of relative weight index. Korean Journal of Ichthyology
Publicado em Dezembro/2025
