Bagre Anão (Hyalobagrus flavus)

Hyalobagrus-flavus

Hyalobagrus flavus (Ng & Kottelat, 1998)

Nome Popular: Bagre Anão — Inglês: Shadow Catfish

Família: Bagridae (Bagrídeos)

Origem: Ásia, Batang Hari em Sumatra e Bacia Mentaya no sul de Bornéu

Tamanho Adulto: 5 cm

Expectativa de Vida: 3 a 5 anos

Temperamento: pacífico

Aquário Mínimo: 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L)

Temperatura: 21°C a 28°C

pH: 5.5 a 7.0 – Dureza: 5 a 18

Visão Geral

Espécie ribeirinha comum em drenagens de Batang Hari em Sumatra e Bacia Mentaya em Bornéu. Encontrado em águas negras (blackwater) em numeroso cardume sob densa vegetação aquática.

Pode ser confundido com Hyalobagrus ornatus e vendido comumente em lojas de aquário como tal. Após revisão científica e a criação do gênero em 1998, descobriu serem espécies distintas. A pequena dimensão, o corpo translúcido e a listra preta cortando todo comprimento de seus flancos são característica dos membros deste gênero. Hyalobagrus flavus é a única espécie que se distingue de seus congêneres por ter apenas metade da borda anterior da nadadeira peitoral serrilhada.

Seu corpo é comprido, cabeça grande com focinho arredondado. Olhos grandes e quatro pares de barbilhões. Coloração translucida com tonalidade levemente amarelo metálico. Linha lateral preta desde a boca até o pedúnculo caudal. Três ou quatro pequenas manchas ao longo das costas. Dois na base da nadadeira dorsal e o início da nadadeira adiposa é o mais aparente. Existem duas ou três pequenas manchas escuras na metade ventral do corpo, os mais proeminentes estão localizados atrás da nadadeira ventral e na base da nadadeira anal.

Existe uma espécie de Crossocheilus, nomeadamente C. pseudobagroides, conhecida por mimetizar com este peixe-gato na natureza. Comumente pode ser encontrado em meio a numeroso cardume de Hyalobagrus flavus.

Aquário & Comportamento

Aquário com substrato arenoso e macio desejável, assim como a presença de plantas formando refúgios. Mostram-se mais ativos quando mantidos em aquário densamente plantado com algumas áreas abertas para natação. São bastante exigentes na qualidade da água.

Ao contrário da maioria dos peixe-gatos, possui hábito diurno e passa a maior parte de seu tempo nadando em meia água. Esta característica, aliado a seu comportamento pacífico e gregário, o torna ideal para aquário comunitário com peixes igualmente pacíficos e de pequeno porte.

Reprodução & Dimorfismo Sexual

Ovíparo. Sua reprodução em aquário é desconhecida.

Os machos são mais esguios e têm uma papila genital alongada na frente da nadadeira anal. Em época de reprodução, os óvulos das fêmeas maduras são esverdeados e podem serem vistos através do corpo translúcido.

Alimentação

Onívoro. É um micro predador que se alimenta de pequenos invertebrados e secundariamente detritos. Em cativeiro pode demorar a aceitar alimentos secos, devendo ser fornecido alimentos alternativos como minhocas pequenas, blooworms e artêmias.

Etimologia: Hyagos (grego) = transparente / bagrus (grego) = bagre / flavus vem do latim = amarelo

Referências

  1. Ng, H.H. and M. Kottelat, 1998. Hyalobagrus, a new genus of miniature bagrid catfish from Southeast Asia (Teleostei: Siluriformes). Ichthyol. Explor. Freshwat. 9(4):335-346.
  2. Hyalobagrus flavus – Planet Cat Fish
  3. Hyalobagrus flavus – Scotcat.com

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Maio/2016

Colaboradores (collaboration): –

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *