Lambari (Glandulocauda melanopleura)

no-image

Glandulocauda melanopleura (Ellis, 1911)

Nome Popular: Lambari — Inglês: não possui

Família: Characidae (Caracídeos)

Distribuição: América do Sul; bacia do Paraná e Ribeira de Iguape

Tamanho Adulto: 6 cm

Expectativa de Vida: 5 anos +

Temperamento: pacífico

Aquário Mínimo: 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 L)

Temperatura: 22°C a 28°C

pH: 6.0 a 7.6 – Dureza: desconhecido

Visão Geral

Sua distribuição ocorre no alto do Tietê na bacia do Paraná e parte superior dos rios litoraneos Guaratuba, Itatinga e Ribeira de Iguape que desaguam no Oceano Atlântico, no Estado de São Paulo, Brasil. Encontrado em águas calmas com bastante vegetação emergente, onde gostam de se esconder.

Aquário & Comportamento

Prefere aquário com bastante plantas formando zonas sombrias. A decoração do aquário não é crítica para a espécie, mas se mostram mais coloridos quando mantidos em aquário densamente plantado. Pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional).

Espécie gregária e pacífica, ocasionalmente pode mordiscar peixes de nadadeiras longas ou natação lenta. Este comportamento fica mais acentuado quando são mantidos em pouco espaço ou em pequeno grupo. Deve ser criado em pelo menos 6 ou mais indivíduos.

Reprodução & Dimorfismo Sexual

Ovíparo. Nas primeiras horas do dia o macho conduzirá a fêmea liberar os ovos que serão fecundados e sua maioria irá para o fundo. Eclodem em até três dias e larvas estarão nadando livremente em até 48 h. Pais não exibem cuidado parental.

O dimorfismo sexual é evidente em espécimes adultos, o macho apresenta corpo de forma retilínea e a fêmea de forma roliça, além de ser maior.

Alimentação

Onívoro. Alimenta-se de vermes, crustáceos e insetos. Em cativeiro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

Etimologia: glandula, -ae; do latim gland (glândula) + latim tail = nadadeira

Referências

  1. Menezes, N.A. and S.H. Weitzman, 2009. Systematics of the neotropical fish subfamily glandulocaudinae (Teleostei: Characiformes: Characidae). Neotrop. Ichthyol. 7(3):295-370.

Ficha por (Entered by): Edson Rechi — Agosto/2016

Confira também

0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *