Cientistas provam que peixes tem personalidade

Os peixes têm uma personalidade complexa e reagem de modo diferente ao perigo, com mais ou menos coragem, de acordo com um estudo da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha)

Os cientistas se concentraram em um grupo de guppys, ou barrigudinhos (poecilia reticulata), pequenos peixes da América do Sul, e constataram que respondem individual e consistentemente ao perigo.

“Quando são colocados em um entorno não familiar, descobrimos que os guppys têm estratégias diferentes para enfrentar a situação estressante: muitos tentam se esconder, outros tentam escapar, e alguns tentam explorar com cautela o local”, destacou Tom Houslay, do Centro de Ecologia e Conservação da universidade da região sudoeste da Inglaterra.

A experiência foi repetida diversas vezes, e cada peixe reagia sempre da mesma maneira, revelou o estudo, que foi publicado na revista “Functional Ecology”.

“As diferenças entre eles foram consistentes no tempo e em situações diferentes”, completou Houslay.

O próximo objetivo dos cientistas é determinar que parte dessa conduta se deve à genética, e que parte, ao meio ambiente em que vivem, explicou o professor Alastair Wilson.

Fonte: Revista Exame

Sobre Edson Rechi 644 Artigos

Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*