Nova espécie de Leporinus descrito ganha nome de cantora

Em 1988, a cantora e compositora irlandesa Enya lançou um single chamado ‘Orinoco Flow’, seu segundo álbum de estúdio, que passou a ser um sucesso internacional e ganhou uma indicação ao Prêmio Grammy.

Recentemente uma equipe de cientistas nomeou uma nova espécie de peixe do rio Orinoco em sua homenagem: Leporinus enyae

“Sempre que estávamos no laboratório do Oregon State trabalhando, Ben Frable sempre colocava para tocar “Orinoco Flow”, disse Burns, referindo-se a outro estudante de graduação no laboratório.

“Eu ouvi a música com tanta frequência no laboratório que ficou preso na minha cabeça”, disse o co-autor Marcus Chatfield. “Então eu comecei a escutar de propósito quando estava medindo os espécimes.”

“Quando chegou o momento de escolher os nomes, senti-me certo em nomear este novo belo peixe do Orinoco em homenagem a artista que escreveu aquela linda música” completa.

Leporinus é um gênero da família Anostomidae e inclui cerca de 90 espécies, a maior parte da América do Sul.

O termo Leporinus significa literalmente “lebre pequena”, em referência aos grandes dentes que sobressaem da boca do peixe, similar ao de um coelho.

Sobre Edson Rechi 644 Artigos

Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*