“Tubarão-fantasma” é filmado pela primeira vez

Cientistas conseguiram capturar imagens da espécie nas águas profundas da costa da Califórnia e Havaí, nos Estados Unidos

O Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey, na Califórnia, divulgou o vídeo de um tubarão fantasma nadando a dois mil metros de profundidade. A imagem foi capturada por um submarino remoto. Esta é a primeira vez que o animal, também conhecido como quimera azul de nariz pontiagudo, se exibe em frente às câmeras em seu habitat natural.

Apesar de tubarões do tipo nadarem pelas profundezas desde antes dos dinossauros, os pesquisadores sabem muito pouco sobre a espécie. Assim como as quimeras da mitologia grega, que tinham duas cabeças (uma de leão, outra de cabra) e cauda de cobra, a quimera azul é bem diferente do que estamos acostumados a ver, já que ela traz uma espécie de pênis retrátil na testa.

Assim como os tubarões comuns, o corpo do tubarão fantasma é formado por placas de cartilagem e acredita-se que existam 38 espécies conhecidas pelo mundo. Segundo os cientistas, esta é a primeira vez que o animal, habitué da Austrália e da nova Zelândia, é avistada no hemisfério norte.

Fonte: Revista Veja

Publicado em 22/12/2016

Sobre Edson Rechi 568 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*