Cascudo L398 descrito oficialmente

O Cascudo L398 foi descrito oficialmente como Panaqolus tankei. A espécie foi nomeada em homenagem ao aquarista alemão Andreas Tanke.

Panaqolus tankei da região Vitória do Xingu. Espécime vivo em aquário. Foto de R. Heidemann
Panaqolus tankei da região Vitória do Xingu. Espécime vivo em aquário.
Foto de R. Heidemann

O Cascudo L398 foi descrito oficialmente como Panaqolus tankei. Esta espécie é uma das doze atualmente descritas dentro do novo gênero, que foi criado em 2001 a partir do gênero Panaque.

Panaqolus é composto de loricarídeos anões, P. tankei cresce cerca de apenas de 7 centímetros de comprimento.

Sua distribuição é restrita a parte baixa do rio Xingu, próximo a Belo Monte. Normalmente ocorrem próximo à margem do rio em meio a árvores caídas, com profundidade variando entre um e dez metros.

Panaqolus tankei em seu ambiente natural

A espécie foi nomeada em homenagem ao aquarista alemão Andreas Tanke, um ávido pesquisador do gênero Panaqolus. Possivelmente Tanke foi o primeiro criador a manter a espécie em aquário.

Os autores do artigo atribuem a Tanke os seus esforços (bem sucedidos) para melhorar a comunicação entre aquaristas e cientistas, além de unir ambos, numa época onde os investimentos em pesquisas estão cada vez menores e a degradação de habitats naturais estão cada vez mais aceleradas.

Panaqolus tankei juvenil
Panaqolus tankei juvenil

Cada vez mais estamos vendo aquaristas desempenhando um papel importante em pesquisas científicas. No tocante a taxonomia dos peixes, estamos numa era dourada graças a tecnologia, técnicas modernas de pesquisas e a cooperação entre aquaristas e a comunidade científica.

Confira o artigo original no periódico científico PLoS ONE.

Fonte: Advanced Aquarist

Notícia publicada em 19/11/2016

Sobre Edson Rechi 549 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*