AquaFAQ – Química da água

 

Dúvidas mais comuns relacionadas a química da água do aquário.

É o período compreendido entre a montagem do aquário e sua maturação. O ciclo se completa após o alojamento de bactérias benéficas suficientes para suportar a carga de material orgânico que serão gerados. 

Load More

Acompanhe a ciclagem através de testes. Eles mostrarão um pico de amônia seguido por um de nitritos até que estejam zerados. Este ciclo pode ocorrer entre 15 e 40 dias, lembrando que consideramos os testes e não o tempo.

Load More

Sim, existem produtos para essa finalidade, conhecidos como aceleradores biológicos. Ainda pode-se adicionar amônia ou qualquer outro elemento que possa gerá-la, como ração ou pedacinhos de carne.

Load More

Basicamente são as transformações que ocorrem sequencialmente, material orgânico que será transformado em amônia, depois em nitrito e por último em nitrato! Veja aqui mais detalhes.

Load More

São elementos gerados no aquário pelo ciclo natural e precisam ser monitorados. Veja aqui mais detalhes.

Load More

Load More

Verifique se seu aquário não possui alguma reserva alcalina, tais como objetos decorativos, pedras, cascalhos, conchas, entre outros, que podem estar alcalinizando a água. Faça o teste de dureza (KH). Quanto mais alto o kH menor será as oscilações no pH, porém quanto mais alto mais difícil será acidificar a água. Veja mais detalhes.

Load More

Seu pH pode não subir por vários motivos, dentre eles podemos citar o uso de troncos na decoração e/ou turfa nos filtros ou falta de TPA’s, causando acúmulo de matéria orgânica e assim acidificando a água. Faça testes e verifique os parâmetros de seu aquário. Caso seja necessário, existem maneiras de alcalinizar a água usando produtos específicos ou material calcário. Veja mais detalhes

Load More

Sobre Edson Rechi 812 Artigos
Aquarista em duas fases distintas, a primeira quando criança e tentava manter peixes ornamentais sem muito sucesso. Após um longo período sem aquários, voltou no aquarismo em 2004, desde então já manteve diversos tipos de aquários como plantado, peixes jumbo, ciclídeos africanos, água salobra, amazônico comunitário e marinho. Atualmente curte e mantém peixes primitivos e ciclídeos neotropicais, suas grandes paixões.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*