Dúvidas mais comuns relacionadas a filtragem em aquário.
A água se mantém melhor e com mais qualidade se filtrada corretamente. Considere o filtro como o coração do aquário.
Load More
Use um filtro com vazão mínima de 5 a 10 vezes o volume do aquário considerando para peixes de pequeno a médio porte, e 10 vezes ou mais o volume do aquário para peixes de grande porte. Atente que mais importante que a vazão é o espaço necessário para acomodar as mídias.
Load More
Indiferente ao modelo do filtro, o importante é que ele contenha vazão adequada e os 3 tipos de filtragens: mecânica, química e biológica. Regra geral para aquários de até 200L pode-se utilizar filtros do tipo hang on ou canister. Acima desta litragem procure optar por canister ou sump. Procure sempre que possível optar por filtros externos para não ocupar espaço interno no aquário.
Load More
É o primeiro estágio de qualquer filtragem. A água passa por materiais que reterão os elementos sólidos. Usa-se lã acrílica ou espuma, que devem ser lavadas e trocadas sempre que saturadas.
Load More
Local onde as bactérias nitrificantes se alojam e atuam transformando a amônia em nitrito e nitrato. Pode-se utilizar cerâmicas e esponjas, entre outros materiais específicos para filtragem biológica.
Load More
É a remoção de poluentes a nível molecular dissolvidos na água, como metais pesados e medicamentos. Pode-se utilizar o carvão ativado que torna a água mais clara e inodora. Também existem resinas específicas que removem amônia, fosfato, entre outros.
Load More
Primeiro a filtragem mecânica, segundo a química e por último a biológica.
Load More
Filtros tipo UV são utilizados para o extermínio de parasitas que possam existir na água do aquário ou para resolver os famosos casos de “água verde” (algas verdes em suspensão). Verifique sua necessidade!
Faça um comentário